top of page
Captura de Tela 2022-11-20 às 14.47.58.png

‘The Nameless and the Forgotten’: Rosana Paulino’s Assentamento Installation and the Subversive Appropriation of the Photographic Archive of Brazilian Slavery

Boston, Estados Unidos, 2022

Material de divulgação da palestra apresentada no Simpósio em História da Arte Afro-Americana: Coordenadas Presentes, organizado pela Universidade de Boston

eha_2022_-_logo_0.png

Apropriação fotográfica e fabulação crítica: as estratégias poéticas de Rosana Paulino e Saidiya Hartman

São Paulo, 2022

Resumo expandido da comunicação apresentada no 12º Congresso Internacional de Estética e História da Arte, Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA-USP)

_logo.png

Rosana Paulino’s Assentamento Mixed-Media Installation and the Subversive Appropriation of Brazilian Slavery’s Photographic Archives

Marburgo, Alemanha, 2022

Resumo expandido da comunicação apresentada no Seminário de Pesquisa em História e Teoria da Fotografia: as Relações Midiáticas da Fotografia, promovido pelo Centro Alemão de Documentação Fotográfica para História da Arte (Bildarchiv Foto Marburg), na Universidade Philipps

Captura de Tela 2022-05-15 às 14.17.21.png

Deslocamento, justaposição e suspensão: considerações iniciais acerca da apropriação na poética de Rosana Paulino.

Brasília/Belo Horizonte, 2022

Capítulo do livro Estéticas das Viagens. Belo Horizonte: ABRE - Associação Brasileira de Estética, 2022

Captura de Tela 2021-11-30 às 17.43_edited.jpg

Das Avós: Rosana Paulino e a apropriação fotográfica dos arquivos da escravidão

São Paulo, 2021

Resumo expandido da comunicação apresentada no 41º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte

Captura%20de%20Tela%202021-06-10%20a%CC%

Um antimonumento às Bandeiras.

São Paulo, 2021

Menção honrosa no 3º Concurso de Ensaísmo serrote da Revista Serrote do Instituto Moreira Salles.

Captura%20de%20Tela%202021-06-10%20a%CC%

O processo é a obra: alguns apontamentos sobre a série "Sobras" de Geraldo de Barros.

São Paulo, 2020

Artigo publicado na revista Manuscrítica da USP

_anpap-2.jpg

Poema "A to Z" de Geraldo de Barros: um diálogo com os readymades retificados de Marcel Duchamp

Goiânia, 2020

Comunicação apresentada no 29º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas da UFG

__poeticas-2.jpg

Desvendando o processo de criação do autorretrato mais emblemático de Geraldo de Barros.

Vitória, 2020

Artigo publicado nos Anais do 10º Seminário Ibero-Americano sobre o Processo de Criação nas Artes - Artes em tempos de pandemia da UFES

tumbnail_mnba 2019-1.jpg

O falso autorretrato de Geraldo de Barros.

Rio de Janeiro, 2019

Artigo publicado nos Anais do 10º Seminário do Museu D. João VI / Grupo Entresséculos: O Artista em Representação da UFRJ / MNBA

tumbnail_sesc 2019-1.jpg

Série "Sobras" de Geraldo de Barros: novas evidências para o mapeamento da obra.

São Paulo, 2019

Artigo publicado nos Anais do 2º Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte - Arte Além da Arte da UFRGS / SESC-SP

tumbnail_unicamp 2019-1.jpg

"Olhar um autorretrato": as armadilhas visuais presentes em duas fotografias de Geraldo de Barros.

Campinas, 2019

Artigo publicado nos Anais do 14º Encontro de História da Arte: História do Olhar da UNICAMP

tumbnail_dissertação 2018-1.jpg

O noir, o Rex e o reflexo: os autorretratos de Geraldo de Barros.

São Paulo, 2018

Dissertação de Mestrado aprovada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

tumbnail_unesp 2015-1.jpg

Da liberdade pela ponta dos dedos ou da edição como gesto de criação.

São Paulo, 2015

Artigo publicado nos Anais da Jornada Internacional de Pesquisa em Arte da UNESP.

tumbnail_ufjf%202015-1_edited.jpg

A coleção no processo criativo de Michael Wolf: um acervo de possibilidades.

Juiz de Fora, 2015

Artigo publicado nos Anais do 2º Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF

bottom of page